terça-feira, 30 de novembro de 2010

Arquidiocese lança exposição de arte sacra e selo comemorativo pelos seus 100 anos

da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife


Dezenas de pessoas participaram, na noite desta segunda-feira, 29, da abertura da exposição de arte sacra da Arquidiocese de Olinda e Recife. No total, 21 relíquias podem ser apreciadas, no Shopping Paço Alfândega, bairro do Recife Antigo, até o próximo dia 6. A exposição faz parte das comemorações dos 100 anos da segunda arquidiocese mais antiga do Brasil.

Dentre as peças expostas está o cálice (foto) doado pela princesa Isabel ao primeiro arcebispo de Olinda, dom Luiz Raimundo Brito. O visitante também poderá ver o báculo de dom Vital – bispo de 1871 a 1878, e que está em processo de beatificação no Vaticano – a casula usada pelo papa João Paulo II na celebração que fez no Recife, em julho de 1980. Além disso, imagens de santos em madeira no estilo barroco dos séculos XVII e XVIII, ostensórios e outros objetos litúrgicos.


Dom Irineu Marinho responsável pelo Museu de Arte Sacra de Pernambuco, e um dos organizadores da exposição ressaltou a importância das pessoas conhecerem as peças e junto com elas, a história da Igreja Católica de Olinda e Recife. Porém, para dom Irineu a riqueza das peças vai além do valor artístico e histórico. “Essas jóias demonstram o impacto da Igreja de Cristo na humanidade que foi capaz de construir objetos e imagens santas e hoje, podemos contemplá-las. Que esta exposição desperte em nós, principalmente, a busca pelo sagrado”, afirmou.
Selo – Na ocasião, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou o selo comemorativo pelos 100 anos da Arquidiocese. O diretor dos Correios, no Recife, Pedro Mota, destacou a alegria de poder representar a instituição neste momento histórico. “É uma honra poder homenagear a Arquidiocese de Olinda e Recife no seu centenário. Este selo não é apenas uma estampa, é um meio de comunicação que irá disseminar, ainda mais, pelo mundo a importância da Arquidiocese, a segunda do país”, disse. Em seguida, as autoridades presentes fizeram a obliteração de alguns selos, oficializando o lançamento.

Dom Antônio Fernando Saburido encerrou a noite agradecendo aos organizadores e aos presentes, pelo carinho para com a Arquidiocese. “Estou muito grato a todos pelo envolvimento na comemoração do nosso centenário. Que esta semana possamos viver ainda mais intensamente esse período tão especial, que culminará no próximo domingo (5) com uma grande Celebração Eucarística, no Marco Zero”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário