Os atuais cardeais e os purpurados recém-eleitos por Bento XVI para integrar o Colégio Cardinalício participarão de uma jornada de "reflexão e oração" na sexta-feira, 19, na Sala nova do Sínodo dos Bispos, no Vaticano. O encontro foi anunciado através de uma carta do decano do Colégio, Cardeal Angelo Sodano.
Serão dois temas principais em discussão: o primeiro é a situação da liberdade religiosa no mundo e novos desafios, com uma colocação do atual secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone; já o segundo é a liturgia na vida da Igreja hoje, sobre o qual falará o prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares Llovera.
À tarde, estão previstas três comunicações: a primeira sobre o tema A dez anos da declaração Dominus Iesus, a cargo do prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Dom Angelo Amato; a segunda, Resposta da Igreja aos casos de abusos sexuais, e a terceira, sobre a Constituição Anglicanorum coetibus, sobre as quais falará o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Joseph Levada.
O Consistório
O Consistório Ordinário Público para a criação dos cardeais acontece neste sábado, 20, às 10h30 (em Roma - 7h30 no horário de Brasília). A cerimônia ocorre na Basílica de São Pedro e será presidida pelo Papa Bento XVI, com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova. À tarde, o Pontífice faz visitas de cortesia aos novos purpurados.
No domingo, 21, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, o Papa presidirá à concelebração da Santa Missa com os novos cardeais na Basílica Vaticana, ocasião em que dará a cada um o Anel cardinalício.
"Os Cardeais têm a missão de ajudar o Sucessor do Apóstolo Pedro no cumprimento de sua missão de princípio e fundamento perpétuo e visível da comunhão na Igreja (cf. Lumen gentium, n. 18)", explicou o Santo Padre ao divulgar a lista com os nomes dos novos cardeais, logo após a Catequese do dia 20 de outubro.
Os novos cardeais provêm de quatro continentes: 15 europeus (incluindo 10 italianos); 4 africanos e americanos, 1 asiático. Este será o terceiro Consistório do Pontificado de Bento XVI. Os cardeais chegarão a um total de 203, dos quais 121 eleitores.
Fonte: Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário