sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Assembleia Nacional da Pastoral da AIDS planeja ações para os próximos três anos

pastoral_aids_rs

Teve início na última quinta-feira, 28, e segue até o sábado, 30, em Porto Alegre (RS), a 4ª Assembleia Nacional e a 8ª edição do Seminário de Prevenção à AIDS. Os eventos são organizados pela Pastoral da AIDS, serviço de pastoral da Igreja Católica, que, desde 2002, contribui com respostas à epidemia das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

O objetivo dos encontros é estabelecer um plano de ação para 2011 a 2013, que contemple as dimensões já trabalhadas no intuito de ampliar e qualificar sua atuação no enfrentamento da epidemia. Cerca de 100 pessoas de todas as regiões do país participam da Assembleia que refletirá durante três dias o tema “Reinventando caminhos para responder com eficácia”.
Para contribuir na reflexão desta quinta-feira, foram convidados Dirceu Greco, diretor de Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais e Vitor Fonseca, da Unidade de Doenças Sexualmente Transmissíveis, responsável pela articulação com as organizações não governamentais e movimentos. O evento terá continuidade na sexta-feira com a presença do frei Flávio Guerra e frei José Bernardi, que discutirão o Ensino Social da Igreja e Saúde; AIDS nos Documentos de Aparecida e da CNBB; Jeito pastoral de enfrentar a Epidemia da AIDS.

Ainda amanhã, 29, também estará presente no encontro o presidente da Pastoral da AIDS, dom Eugênio Rixen. O seminário encerra-se no sábado, 30, com o planejamento da ação e aprovação do plano de trabalho para o próximo triênio.
Entre os expositores que compuseram a mesa da abertura oficial do seminário, esteve frei José Bernardi, secretário executivo da Pastoral da AIDS, representando o presidente da Pastoral e bispo da Cidade de Goiás (GO), dom Eugênio Lambert Adrian Rixen; a representante do Fórum ONGs/Aids no Rio Grande do Sul, Tina Taborda; Beatriz Pacheco, da Rede Nacional de pessoas vivendo com HIV (RNP – Porto Alegre); Sandra Sperotto, coordenadora do Departamento de Ações em Saúde; padre Tarcisio Arsenio Rech, secretário executivo do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul); Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. Após exposição inicial, os presentes tiveram a oportunidade de dialogar sobre a realidade da Aids no Brasil: panorama, desafios e conquistas e os desafios do enfrentamento das DST na atenção básica.

Mais informações pelo telefone (51) 3346.6405.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário