quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Regionais do Nordeste promovem Seminário de Formação Teológica para Leigos

Nos dias 16 e 17 de outubro, em Teresina (PI), sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos, envolvidos na formação do Laicato, se reuniram no seminário de Formação Teológica para Leigos. Os participantes fazem parte dos Regionais da CNBB, Nordeste 1 (Ceará), Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), Nordeste 4 (Piauí) e Nordeste 5 (Maranhão).

O seminário, segundo os organizadores, teve o objetivo de possibilitar a partilha das experiências vividas entre os participantes e mostrar o resultado do levantamento sobre a formação para o laicato e os cursos de Teologia para leigos, realizados junto às arquidioceses e dioceses. Ainda durante o curso, foi visada a contribuição na elaboração de indicativos básicos para a formação para o laicato e para cursos de Teologia para leigos.laicatoemteresina2

Coordenado pelo assessor da Comissão para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), professor Geraldo Aguiar, o encontro teve a participação do secretário executivo do Nordeste 5 da CNBB, padre José Adalberto Vanzella.

Esse é um trabalho conjunto da do Setor Leigos da CNBB em parceria com os Secretários Executivos dos Regionais da CNBB. O objetivo é que sejam aplicados em todos os Regionais da CNBB, para que haja resultados em todas as dioceses do Brasil.
Seminários:

A Comissão para o Laicato realizou dois seminários sobre formação para o Laicato. O primeiro aconteceu no Regional Nordeste 3 da CNBB (Bahia e Sergipe) nos dias 13 e 14. O segundo realizou-se nos dias 16 e 17, em Teresina (PI) com os Regionais Nordeste 1 (Ceará), Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte) Nordeste 4 (Piauí) e Nordeste 5 (Maranhão).

Participaram dos seminários leigos, presbitérios, religiosos e diáconos. De Salvador participaram 28 pessoas. De Teresina, 53.

Segundo o assessor do Setor Leigos da CNBB, Geraldo Aguiar, o encontro teve caráter formativo nos dois regionais. “O objetivo foi possibilitar a partilha das diferentes experiências; socializar os resultados do levantamento sobre a Formação para o Laicato e Cursos de Teologia para os Leigos realizados junto às arquidioceses e dioceses; contribuir na elaboração de indicativos básicos para a Formação para o Laicato e para os cursos de teologia para os leigos”.

Os Seminários constaram de uma exposição: em Salvador, o professor Luciano Lima Santana, da arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), membro da Comissão de Formação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) abordou o tema: "Formação dos discípulos missionários: realidade, desafios e perspectivas"; em Teresina, o secretário executivo do Regional Nordeste 5, padre José Adalberto Vanzella, falou sobre "Formação Teológica de Leigos e Leigas".

Ainda segundo Aguiar, a partilha das experiências das vários Arqui/dioceses e organismos foram “um momento muito significativo e animador nos dois seminários”. Destacou ele: “a partir da reflexão feita, da realidade dos regionais e da partilha foram elaborados indicativos para a formação para o laicato. Uma das constantes dos seminários tem sido a valorização da CNBB, da Comissão para o Laicato em conhecer o que há nas dioceses e em favorecer a partilha”. No fim dos dois seminários cada regional indicou pistas de encaminhamento do trabalho iniciado.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário