segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CELAM reúne representantes das Comissões Episcopais de Catequese

celamcatequese1

O departamento de Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), secção Catequese, que tem como presidente o bispo de Rondonópolis (MT), dom Juventino Kestering, promoveu o Encontro Sul-Americano das Comissões Episcopais de Catequese no período de 17 a 21 na cidade de Bogotá (Colômbia).
O encontro reuniu representantes das Comissões de Catequese dos países: Venezuela, Paraguai, Uruguai, Equador, Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia e Brasil. Da Comissão para Animação Biblico-catequética do Brasil participaram dom Eugênio Rixen, irmã Zélia Maria Batista e padre Luis Alves Lima.
“Ao promover esse o encontro o departamento de Missão e Espiritualidade está respondendo a um dos seus objetivos que é a formação de catequistas discípulos missionários”, destacou o presidente da Comissão Bíblico-catequética, dom Eugênio Rixen.
Ao descrever a realidade formativa dos catequistas nos seus respectivos países, cada comissão apresentou um panorama da catequese em seu país a partir das propostas do Documento de Aparecida e houve consenso de que as ações desenvolvidas durante o processo formativo fazem parte de um processo mais abrangente de iniciação à vida cristã. “Surgem elementos determinantes nesse processo como a centralidade da Palavra de Deus, o encontro e adesão à Jesus Cristo, a liturgia e a vida comunitária”, afirmou a assessora da Comissão, irmã Zélia Maria Batista.
No desenvolvimento da temática foram apresentadas várias reflexões ministradas por catequetas que recorreram  às inspirações bíblicas, o seguimento e discipulado de Jesus Cristo,  aos documentos da Igreja e a ação catequética. O tema: “A espiritualidade do catequista se alimenta da Palavra, da Eucarista e da vida dos pobres”, refletido por Frei Carlos Rockenbach, Secretario Executivo do Departamento de Misssão e Espiritualidade (CELAM), lembrou que a espiritualidade do catequista é compreendida a partir de sua experiência de encontro pessoal com Jesus Cristo. Dom Diego Padrón, bispo da Venezuela, ao lembrar o Diretório Ceral de Catequese afirma que: “Há necessidade de formar catequistas para esse momento histórico com seus valores e desafios e que a Sagrada Escritura é a alma de toda formação”.
Dom Eugenio destacou ainda a importância do seguimento de Jesus Cristo histórico, uma pedagogia encarnada na realidade do povo. Quando se refere aos itinerários de formação de catequistas, insiste que a iniciação à vida cristã é determinante e fundamental na missão de todo catequista e deverá ser assumida como parte de um projeto pastoral mais abrangente e não somente como tarefa da catequese.

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário