segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Bispos do Regional Sul 2 fazem visita ad Limina

"A unidade e a pluralidade não só não se opõem, mas enriquecem-se reciprocamente na medida em que procuram a edificação do único Corpo de Cristo, a Igreja, por meio do 'amor que une a todos na perfeição'". Foi o que disse nesta sexta-feira, 5, o Papa Bento XVI aos bispos do Paraná (Regional Sul 2 da CNBB), em visita ad limina ao Vaticano.

O Santo Padre disse que os consagrados e consagradas "lembram hoje 'uma planta com muitos ramos, que assenta as suas raízes no Evangelho e produz abundantes frutos em cada estação da Igreja'".

Segundo o Papa, a vida consagrada nunca poderá faltar nem morrer na Igreja porque "foi querida pelo próprio Jesus como parcela irremovível da sua Igreja".

E fez um apelo ao compromisso na pastoral vocacional. "Se a vida consagrada é um bem de toda a Igreja, algo que interessa a todos, também a pastoral que visa promover as vocações à vida consagrada deve ser um empenho sentido por todos: bispos, sacerdotes, consagrados e leigos", salientou Bento XVI.

Bento XVI concluiu o discurso pedindo aos bispos que façam chegar às comunidades de consagrados, independente de sua missão, "a viva gratidão do Papa, que de todas e todos, se recorda nas suas orações".

Os bispos do Regional Sul 2 (Estado do Paraná) da CNBB iniciaram sua visita ad Limina na última quinta-feira, 4, e permanecem no Vaticano até o próximo dia 13. Participam da visita 23 bispos - 21 do Paraná e dois de São Paulo.

Este é o penúltimo dos 17 regionais da CNBB a realizar a visita. O último será o Centro-Oeste.

Visita ad Limina

A visita ad Limina apostolorum acontece a cada 5 anos. Na ocasião, os bispos tem a oportunidade de se encontrarem com o Papa, com responsáveis pelos organismos da Cúria Romana e rezarem diante dos túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo.

Durante o encontro com o Papa, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral de suas dioceses e ouvem os conselhos do Santo Padre.


Fonte:
Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário