segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Papa se despede da Espanha com gratidão por memorável visita

O Papa Bento XVI se despediu, na tarde do domingo, 7, da Espanha, com sentimentos de gratidão por sua visita de dois dias a Santiago de Compostela e Barcelona. Uma viagem centrada no Ano Jubilar Compostelano e na dedicação da Igreja da Sagrada Família.

"Agradeço vivamente por todas as contínuas dedicações de atenção que reservaram nesses dias ao Papa, e que colocam em destaque a hospitalidade e a acolhida da gente dessa terra, tão fascinante ao meu coração", afirmou Bento XVI.

O Santo Padre recordou que em Santiago de Compostela quis unir-se como peregrino às tantas pessoas da Espanha, da Europa e de tantos lugares do mundo que chegam ao túmulo do apóstolo Tiago, para reforçar a própria fé e receber o perdão e a paz.

"Como sucessor de Pedro, vim para fortalecer meus irmãos na fé", ressaltou o Papa. "Aquela fé que na aurora do cristianismo se uniu à esta terra e se enraizou tão profundamente que veio moldando o espírito, os costumes, a arte e o caráter das pessoas que aqui vivem. Perseverar e crescer este rico patrimônio espiritual, é sinal não somente do amor de um país à sua própria cultura, mas é também um caminho privilegiado para transmitir às jovens gerações aqueles valores fundamentais tão necessários para edificar um futuro de convivência harmoniosa e solidária".

Bento XVI  fez votos de que a fé cristã encontre novo vigor no continente europeu e se transforme em fonte de inspiração, para fazer crescer a solidariedade e o serviço em relação a todos, especialmente os grupos humanos e as nações mais necessitadas.

O Papa recordou depois que, neste domingo, em Barcelona, teve a imensa alegria de
dedicar a Basílica da Sagrada Família que Gaudí projetou como "um louvor de pedra a Deus" e a visita à obra social
que presta uma assistência significativa aos portadores de necessidades especiais. "Dois símbolos na Barcelona de hoje, da fecundidade daquela mesma fé, que significa também a profundidade daquele povo e que, por meio da caridade e a beleza do mistério de Deus, contribui para criar uma sociedade mais digna do homem".

"De fato, a beleza, a santidade e o amor de Deus levam o homem a viver no mundo com esperança", afirmou o Santo Padre.

E concluiu seu discurso afirmando que embora tenha estado em apenas duas cidades da Espanha, "com a oração e o pensamento desejei abraçar todos os espanhóis, sem exceção alguma, e todos aqueles que vivem entre vocês, sem terem nascido aqui".

"Levo todos no meu coração e rezo por todos, em particular por aqueles que sofrem, e os coloco sobre a proteção materna de Maria Santíssima, tão venerada e invocada na Galácia, na Catalunha e nas outras regiões da Espanha", destacou o Papa.

O Rei Juan Carlos e a Rainha Sofia participaram da cerimônia de despedida. Antes do seu regresso a Roma, o Santo Padre teve um breve encontro com o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

O Papa Bento XVI irá retornar ao país em agosto de 2011, para celebrar a
Jornada Mundial da Juventude, em Madri.

Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário