segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Regional Nordeste 2 visita obras da Transposição do Rio São Francisco


Nos próximos dias 9 e 10 de novembro, os bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) irão visitar as obras do eixo Leste e Norte da Transposição do Rio São Francisco.  A razão da visita é observar o andamento das obras e, principalmente, conversar com o povo ribeirinho, para entender a situação das famílias que tiveram de ser deslocadas, e prestar apoio.

Durante a 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, ocorrida de 4 a 13 de maio deste ano, em Brasília (DF), dom Adriano Ciocca, bispo de Floresta (PE), já havia se pronunciado a respeito da Transposição, e afirmou que os ribeirinhos estavam sofrendo. “O eixo norte do Rio São Francisco sai do município de Cabrobó e o eixo leste sai do município de Floresta. Há obras em todas as partes do rio, os impactos ambientais são gravíssimos e as indenizações aos pequenos não estão chegando. Para nós, que estamos acompanhando as comunidades, estamos vendo o sofrimento estampado no rosto do povo”.

Dom Adriano se diz entristecido por ver um patrimônio nacional sendo descaracterizado. “Vemos pessoas que não são ouvidas e o rio está sendo modificado aos poucos. Para passar o canal tem um desmatamento de 200 metros de largura dos dois lados, com mais de 600 quilômetros de comprimento, ou seja, são dois rasgos enormes na biodiversidade local”.

As visitas se darão após a reunião do Conselho Episcopal Regional (Conser) no dia 8, na qual os bispos tratam de assuntos internos e pastorais das dioceses do Regional.

Fonte: CNBB Regional NE2

Nenhum comentário:

Postar um comentário